RECEITA & COZINHA - GENTE

Confira a lista de frutas, legumes e verduras de janeiro
Alimentos da época apresentam maiores teores de nutrientes.


Foto: Nico Wijaya/Unsplash

Começar o ano escolhendo os alimentos adequados para compor sua rotina alimentar é parte importante da mudança de hábitos. Um ponto em destaque, nesse sentido, é quanto à escolha de frutas, legumes e verduras da época, que são as melhores opções para consumo no dia a dia. Isso porque elas apresentam maiores teores de nutrientes, principalmente de vitamina C e vitaminas do complexo B.

Em janeiro, a safra de hortifrútis nos mercados traz uma alta variedade de opções para incluir no planejamento da dieta. Veja a lista a seguir:
 
  • Frutas: abacaxi, carambola, coco, figo, framboesa, fruta do conde, laranja-pera, mamão, maracujá, melancia, nectarina e uva.
  • Verduras: alface, cebolinha, couve-manteiga e salsa.
  • Legumes: abóbora, abobrinha, beterraba, pepino, pimentão, quiabo e tomate.

3 formas de aumentar a durabilidade das frutas, legumes e verduras

Para que você aumente a vida útil das frutas, legumes e verduras no dia a dia, experimente realizar algumas estratégias práticas:
 
  1. Antes de tudo, comece pela escolha correta no mercado: avalie criteriosamente as cascas de frutas e legumes, observando se estão machucadas ou com pequenos furos. Na maioria das vezes, essas imperfeições reduzem a durabilidade para consumo. As folhas devem estar inteiras, sem marcas escuras ou esbranquiçadas.
  2. Higienize os alimentos na hora correta e não para guardar: se você tem um costume de chegar em casa e levar as frutas da feira para guardar, recomendo que não faça isso. Os alimentos higienizados devem ser consumidos em no máximo 24 horas, uma vez que a água aumenta a proliferação de bactérias no alimento.
  3. Cuidado com o armazenamento dos alimentos: o ideal é sempre refrigerar as frutas, legumes e verduras na parte mais baixa da geladeira, pois aumenta a validade e mantém as propriedades nutricionais. Quando você não for consumir o alimento em até 7 dias, pode-se congelar o alimento sem lavar.



Fale conosco pelo WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






GENTE  |   03/01/2022 18h20


GENTE  |   27/12/2021 18h58