RECEITA & COZINHA - GENTE

Receita do dia: Arroz com Lentilhas


O prato de Arroz com Lentilhas tem preparo fácil com ingredientes que você tem na sua casa - Foto: CyberCook

O ano de 2021 está chegando ao fim e no último dia do ano muitas pessoas costumam se reunir com seus familiares e amigos para agradecer pelo ano que se passou e celebrar a chegada do novo ano.
E, para celebrar este momento, separamos uma receita tradicional que não pode faltar na sua ceia de Ano Novo, Arroz com Lentilhas.
 
INGREDIENTES
1 xícara de chá de arroz
1 dente de alho picado
1/2 xícara de chá de lentilhas
1/2 cebola média picada
2 colheres de sopa de óleo
2 cebolas em rodelas
3 colheres de sopa de azeite
3 xícaras de chá de água quente
4 colheres de sopa de cebolinhas cortadas
Sal a gosto
 
MODO DE PREPARO
Lavar o arroz e a lentilha. Reserve. Em uma panela, coloque a cebola, o óleo e o alho. Refogue e junte o arroz e a lentilha. Adicione a água e o sal, deixando cozinhar até secar a água e o sal, deixando cozinhar até secar a água. Em uma frigideira, coloque o azeite e a cebola. Frite. Coloque o arroz cozido em um refratário, a cebola por cima e enfeite a volta com a cebolinha. Sirva em seguida. Bom apetite.
 
 
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
 
Como preparar lentilha de forma rápida
As lentilhas são muito famosas por serem tradicionais nas festas de fim de ano. Mas se engana quem acha que elas só devem aparecer no Natal e Ano Novo. As vantagens desse alimento são muitas, ele é bastante versátil, fácil de preparar, rende bastante e não estraga com facilidade.
Outro bônus de inserir essa leguminosa na sua alimentação é a quantidade de ferro, fibras, proteína, magnésio, zinco, potássio e vitaminas. Então, agora que você já sabe que é uma ótima opção para o ano inteiro, veja como preparar lentilha rapidamente para não perder tempo no seu dia a dia.
As lentilhas são bem comuns para fazer receitas veganas e vegetarianas, afinal são bem nutritivas e substituem muito bem a proteína animal. Mas você pode usar para acompanhar ou deixar ela ser a protagonista em qualquer prato, como no exemplo desta receita de arroz com lentilha.
Ela é muito fácil de fazer, não exige muito tempo de molho e você não precisa se preocupar em usar a panela de pressão. No entanto, por serem fáceis de cozinhar, elas podem ficar tão macias que chegam a virar um purê ou uma sopa. Mas calma, a gente te ajuda a fazer lentilha no ponto certinho. Confira a seguir.

1. Selecione as lentilhas, deixando de lado os grãos que não estão bons, e lave o restante em água corrente.
2. Encha uma panela com água suficiente para cobrir com bastante folga as lentilhas e cozinhe em fogo alto de 20 a 30 minutos. Depois disso, pode reduzir a temperatura do fogão. Lembre-se de deixar a panela sempre destampada.
3. Desligue o fogo e deixe os grãos descansando na água por até 10 minutos.
4. Use os temperos da sua preferência, mas sempre adicionando o sal após o cozimento. Colocar sal antes pode enrijecer a lentilha.


Fale conosco pelo WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM